PAPER Marketing Institucional
Guilherme Lorencena
Juliana Domingos
Paola Laydens
Prof.: Edson Baxinski
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Comércio Exterior (CME 0024) Módulo II
25/10/2014
RESUMO
Este trabalho tem a finalidade de passar ao leitor o conceito de marketing institucional e seu objetivo, buscando mostrar os riscos para a imagem da organização caso a marca seja associada a ações pouco estudadas e sem planejamento. Apresentar o lado da empresa ao idealizar a identidade de sua marca e explicar a importância do patrocínio como forma de investimento e como funciona esta provisão de recursos.
Palavras – chave: Imagem; Marca; Identidade; Patrocínio; Investimento.
1 INTRODUÇÃO
Em uma instituição, o marketing utilizado de forma correta é um ferramenta de comunicação que atrai investimentos, fortalece a marca e traz diversos outros benefícios para a organização, tendo como objetivo principal trabalhar a identidade da empresa.
O marketing institucional reforça a imagem dos produtos da marca e auxilia no posicionamento da organização estimulando atitudes e comportamentos favoráveis para todos os públicos através de apoio e parceria de terceiros. Segundo Kotler, o marketing institucional também é chamado de marketing organizacional.
2 CONCEITO E OBJETIVOS DO MARKETING INSTITUCIONAL
Kotler e Armstrong ampliam a denominação de marketing institucional para a de marketing das organizações com a seguinte abordagem:
“Muitas vezes, as organizações realizam atividades destinadas a “vender” a própria organização. O marketing organizacional também chamado marketing institucional, consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou modificar as atitudes e comportamento do público-alvo com relação a uma organização. Tanto as organizações com fins lucrativos quanto as sem fins lucrativos praticam o marketing organizacional. As empresas patrocinam relações públicas ou campanhas de propaganda corporativa para “polir” suas imagens. As