Paper Luana 1
Luana Campos Dias
Profª. Jaqueline Coelho Marinho Colombi
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais ( ARTE 0178)
28/06/2014
RESUMO
A sociedade vem evoluindo com o passar dos anos, e o preconceito que se tinha perante as pessoas com necessidades especiais foram mudando, nos dias atuais elas já são “aceitas”, na qual se inicia com a inclusão escolar, apesar de que para um bom desenvolvimento da criança com deficiência, a aceitação tem que começar dentro da família. Os professores e demais pessoas que trabalham nas escolas estão sendo capacitadas para atender esse “novo” publico, para assim suprir suas necessidades e capacitar de forma correta e com facilidade de desenvolver essa pessoa para o aprendizado e facilitar sua comunicação na sociedade. O ensino da arte tem como objetivo ajudar nessa comunicação, na inclusão desse individuo, pois trás vários aspectos benéficos para o seu desenvolvimento tanto na escola, como pessoal.
Palavras-chave: Arte Educação. Inclusão. Escola.
1 INTRODUÇÃO
Na antiguidade as pessoas com deficiência eram tratadas com desigualdade, na qual as pessoas maltratavam os deficientes como se fossem monstros, sendo assim não tinham nenhuma dignidade em viver, sem apoio da sociedade viviam escondidos por medo de serem massacrados pelo povo e até mesmo por familiares que tinham medo de ajudar por serem reprimidos pela sociedade. Depois de décadas da desigualdade com pessoas com deficiência surge grandes filósofos que contribuíam com a igualdade na sociedade incluindo todas pessoas sem exclusão de sexo, cor, deficiência, dando inicio a uma nova era de inclusão tanto na sociedade como nas escolas.
As idéias não pararam por ai, assim surge a inclusão nas escolas obrigatórias por leis decretadas, destacando a declaração de Salamanca que foi resultado de escolas para todos, sendo assim pessoas com deficiência poderiam