Paper logística reversa
Adriana Araújo dos Santos
Anderson Mateus de Melo Tavares
RESUMO
A Logística Reversa está sendo vista estrategicamente pelas empresas. O seu conceito ainda está em desenvolvimento, por outro lado existem diversas definições. Este apresenta a Logística Reversa atuando na área de pós-venda e pós-consumo.
Palavras-chave: Logística Reversa; Pós-Consumo; Pós-Venda.
INTRODUÇÃO
O crescimento dos mercados globais, o aumento da competitividade e as influências de tecnologia, obsolescência e a modernidade estão causando mudanças na rotina das organizações. A Logística Reversa tornou-se um diferencial competitivo para as empresa, apresenta diversas definições, tendo em vista o foco em fluxos reversos na atuação de pós-consumo e pós-venda de produtos.
DESENVOLVIMENTO
O conceito de Logística reversa ainda está em evolução, devido á ampla e crescente possibilidade de negócios referente ao termo. Sua aplicabilidade em diversos setores empresariais representam oportunidades de negócios no Supply Chain Reverso, seja nas habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de produtos e embalagens, na substituição de materiais ou no custo efetivo do fluxo de materias-primas. Todas as definições de logística reversa do texto envolvem uma ou mais destas atividades descritas. De uma forma sistematizada e estruturada as principais definições envolvem:
Logística Reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas, como: econômico, ecológico, entre outros.
As duas grandes áreas de atuação são: Logística Reversa de Pós -Venda - fluxo físico dos bens de pós-venda, com intenção de agregar valor a um produto que é devolvido por alguma razão comercial. - e Logística Reversa de Pós-Consumo - fluxo