Paper iso 9001
Rodrigo Longen
Cristiana Kelly dos Santos
FAMESUL - UNIASSELVI
Administração (ADG 1651) – Prática do Módulo V Maio de 2012
RESUMO
A ISO 9001 é uma maneira útil para que uma organização seja capaz de demonstrar que ela gerencia seu negócio e, desta forma, alcança uma qualidade (boa!) consistente. Se você não estiver satisfeito com o desempenho de seu fornecedor, você deve dar um retorno apropriado a ele! Aprender com as reclamações ajuda as organizações a melhorar seu futuro desempenho – isto é um componente fundamental da ISO 9001.
Palavra chave: Qualidade, organização, desempenho, futuro.
1. INTRODUÇÃO.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade nos produtos e serviços é o que vai destacar a empresa, garantindo assim, que ela continue no mercado. Mas esse é um processo continuo que precisa estar sempre se aprimorando. Uma das maneiras de se conseguir é conseguir a Certificação da ISSO 9001, De acordo com o Inmetro, a ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.
2. BENEFICIOS
Os benefícios da implementação da ISO 9001 em uma organização são vários, como por exemplo: * Melhoria do desempenho do produto/serviço e, conseqüentemente, maior satisfação do consumidor; * Planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos; *