Paper idoso no brasil
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço social (SES0501)
04/12/2010
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo discutir a questão do serviço social na prática com idosos institucionalizados, a situação do idoso no Brasil, a importância da família nesta fase da vida. O envelhecimento da população brasileira vem ocorrendo de forma rápida, contribuindo assim para um novo perfil populacional. O número de idosos cresce a cada dia nas últimas décadas. Envelhecer com qualidade de vida é um dos grandes desafios nos dias de hoje.
Palavras-chave: Idosos. Assistente social. Envelhecimento.
1 INTRODUÇÃO
O envelhecimento não é apenas um processo natural presente em todos os tipos de ciclo de vida, mas um conjunto de processos que compreende múltiplas dimensões, sendo elas cronológica, biológica, psicológica, política, cultural e social. O contexto social é importante para compreender questões referentes às modificações decorrentes do processo. Envelhecer é passar pelos anos e perceber as alterações e as conseqüências do tempo na própria vida. No Brasil até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido.
2 A SITUAÇÃO DO IDOSO NO BRASIL.
A participação de idosos na população brasileira aumentou significativamente entre 1999 e 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de idosos passou de 14,8 milhões, em 1999, para 23,7 milhões, em 2009. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento.
O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa