Paper-história da arte paul cézanne
Paul Cézanne
Acadêmica: Maria de Lourdes Cosmos ProfªMs. Heleuza Carrilho de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (art 0056) – Prática do Módulo III
07/07/2012
RESUMO
Paul Cézanne foi um pintor francês e seguidor do estílo impressionista. Não totalmente satisfeito com o resultado nas pinturas pelos seus colegas idealistas, Cézanne resolve inovar na forma e cor. Seu objetivo principal era converter suas obras em formas geométricas e utilizar-se das cores para obter a profundidade. Seus temas preferidos eram: Paisagens; natureza-morta; retratos e figuras humanas em grupo. Incomprendido e rejeitado pelos críticos de arte de sua época, Cézanne não desiste pois, ele acreditava que mesmo estando quebrando o padrão estético, suas obras não deixavam de serem arte, conclusão reconnhecida só bem mais tarde. Observa-se assim, que mesmo sendo contrariado pela sociedade ele não se conteve em realizar o seu sonho de ser pintor.
Palavras-chave: Pintores. Cores. Impressionistas.
1 INTRODUÇÃO
A arte é o reflexo de alguém, são expressões de sentimentos interiores expostos em uma obra. Ser artista é ser inovador, persistente, crítico e acima de tudo confiar em si mesmo. Com Cézanne não podia ser diferente, sendo ele um dos fundadores do pós – impressionismo, foi criticado muitas vezes pelo seu modo de ver a arte. Soube deixar através de suas obras, um exemplo de superação e conquista. Ele foi em busca do seu sonho de ser pintor e de realiza-lo.
Cézanne viveu inteiramente voltado ao seu trabalho de pintar. Sabia mesmo diante de dúvidas e crises, encontrar uma forma de recomeçar. Buscador incansável, estava sempre pesquisando obras de artístas famosos para se aperfeiçoar. Contra tudo e contra todos, Cézanne prossegue caminhando e progredindo, realizando e aprendendo porque para ele pintar era prazeroso. Cézanne nos dá um exemplo de que vale a pena investir em nossos talentos,