PAPER ESTÁGIO II – ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
Acadêmico: Bruna de Souza Goulart Charão
Professor-Tutor Externo: Luciane Bastos Stringari
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Pedagogia - Complementação em Educação Especial
05/11/2011
RESUMO
Propomos-nos neste estágio, realizar atividades que fossem tanto interessantes para as meninas como também não interferissem nas atividades da instituição e que desenvolvessem habilidades para a vida diária das alunas. Utilizamos atividades físicas, de Artes, música, dança, passeios e atividades de treino motor, pois nossa maior preocupação como também da instituição é de proporcionar aprendizados que as alunas possam utilizar em sua vida, como por exemplo: abrir uma garrafa, pentear e amarrar os cabelos, fazer a higiene correta dos dentes, abrir e fechar a torneira. Coisas que a maioria das pessoas “normais” fazem sem dar importância. Ficamos completamente realizadas com o trabalho que desenvolvemos e sei que colhemos bons frutos.
Palavras-chave: Atividades da vida diária. Habilidades. Aprendizados.
1 INTRODUÇÃO
A escolha do tema “Atividades de Vida Diária” surgiu da necessidade de desenvolver em alunos deficientes, no caso, autistas, habilidades que fossem ajudá-los em seu cotidiano. Estudando um pouco mais sobre o Currículo Funcional Natural, percebemos que o currículo das escolas antigamente era projetado com conteúdos descartáveis que serviam somente para uma avaliação posterior.
Com a chegada de alunos deficientes às escolas era necessário que um novo olhar fosse lançado a estes currículos. É comum encontrar-se pessoas portadoras de retardo severo ou autismo que já alcançaram a idade adulta sem, no entanto, serem capazes de realizar tarefas mínimas relacionadas a autocuidados ou auto proteção, por exemplo. Os pais encontram-se em um impasse: de um lado, temem por seus filhos, na medida e, que não os consideram