Paper estudo dos pontos
Maicon Roberto Horn
Dilmar Damozzer
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (mad0158) – Prática do Módulo IV
18/05/2013
RESUMO
O Plano Cartesiano foi criado por René Descartes, com o intuito de localizar pontos no espaço. O aprofundamento dos estudos estabeleceu relações entre a álgebra e a geometria contribuindo na criação da Geometria Analítica, que objetiva pela análise das propriedades de figuras geométricas. Ao estudar o plano cartesiano verificamos que qualquer ponto possui coordenadas de localização. Um ponto no espaço é determinado por três coordenadas: altitude (eixo Z), longitude (eixo X) e latitude (eixo Y). As bissetrizes são retas que cortam exatamente o centro do plano cartesiano ( ponto (0, 0) ), e formam um ângulo de 45º com os eixos X e Y. Se soubermos as coordenadas de dois pontos no plano cartesiano (ponto A e B), é possível determinar a sua distância. Numa reta bem como fora dela há infinitos pontos distintos. Dois pontos determinam uma única reta (uma e somente uma reta). Pontos colineares pertencem à mesma reta. Três pontos determinam um único plano. Se uma reta contém dois pontos de um plano, esta reta está contida neste plano. Duas retas são concorrentes se tiverem apenas um ponto em comum.
Palavras-chave: Plano cartesiano. Pontos. Geometria Analítica.
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho de pesquisa refere-se ao tema estudo dos pontos, tendo como objetivos principais: compreender os pontos no plano cartesiano, dois pontos distintos, ponto médio, baricentro. A junção de pontos pode formar uma reta ou um plano.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao estudar o plano cartesiano verifica-se que qualquer ponto possui coordenadas de localização. Partindo desse princípio básico e utilizando a Geometria Analítica pode se estabelecer o ponto médio de um segmento e a distância entre dois pontos no espaço. Considerando dois pontos distintos P(xp,yp) e