Paper - economia política
Grant Davis de Souza Lima Junior
Victor Hugo Paes Marques
1. CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS
Este trabalho busca esclarecer as principais questões ligadas à ciência econômica clássica e a moderna, frisando seus impasses e seu foco de pesquisa. Seu objeto de estudo e seu método utilizado. Procurando atentar suas principais características, perseguindo a compreensão da maneira mais completa possível e de maneira sucinta.
É necessário, pois, esse entendimento para compreender a sociedade atual, não de um âmbito fechado e imediatista, mas num contexto evolutivo e mutável. Uma vez que a evolução social se presta em uma série de acontecimentos históricos, não seguindo um roteiro pré-fixado, mas em uma sequência lógica que pode ser compreendida através de um estudo mais profundo.
Ambos os estudos propõem uma visão de acordo com o seu contexto social imanente. Representando os interesses vigentes em determinados eixos da história. Este estudo perpassará desde o antigo regime, no qual os poderes eram concentrados numa nobreza dominante, até a tomada de poder pelos burgueses, formando uma nova elite dominadora e opressora.
Analisará no âmbito do dominador, tendo em julgamento todos os seus interesses e ambições, quanto do dominado e suas pretensões, reflexões e ações determinadas pelas suas condições de oprimidos e isentos de liberdade plena, sejam os burgueses almejando o livre comércio sem a intervenção estatal, como também tentativa de erradicação da exploração impetuosa dos meios de produção capitalista pelo proletário.
Terá como objetivo principal indicar os pontos em que a economia clássica não alcança. E que apenas uma visão moderna e mais ligada ao contexto pode analisar os problemas e impasses. Essa nova maneira para determinar as nuances do estudo social econômico tem seu ponto de partida nos estudos de Karl Marx, que se tornou um expoente abrindo espaço para uma nova economia ajustado a história e situações