PAPER DE FILOSOFIA
Os Diferentes Tipos de Consciência
Anderson Caetano Fernandes
Professor (a) Tutor Externo: Irimar Bitencourt de Bem
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Geografia (GEO0138)
19/08/2013
RESUMO
A busca por explicações de fatos relacionados ao cotidiano está quase sempre contidas na dialética da consciência. Porém o ser humano com o decorrer do tempo foi descobrindo formas diferentes de consciência, que podem estar relacionadas ao tempo, a época e a comunidade onde vive. As consciências diferem entre si, porém todas buscam explicações para atitudes racionais ou não do ser humano. Geralmente relacionamos a consciência apenas à capacidade cognitiva, ou seja, à capacidade de apreensão intelectual de uma dada realidade. No entanto, o ser humano se relaciona com a realidade através de múltiplos sentidos e múltiplas capacidades. Por isso , podemos distinguir alguns modos da consciência que estabelecem essa relação homem-mundo.
Palavras-chave: consciência, mito e razão.
1 INTRODUÇÃO
A consciência é a percepção imediata do ser humano daquilo que se passa, dentro ou fora dele, é talvez uma das maiores fontes de problemas de toda a filosofia, por ser ao mesmo tempo o fato mais básico e também o que traz mais dúvidas quanto ao que na realidade é correspondente a cada individuo.
A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos. Podem-se distinguir tipos de consciência, a consciência mítica, religiosa e racional. A consciência mítica faz relação com o mito, a busca de explicações empírica. A consciência religiosa busca explicação no divino, na crença. A consciência racional faz relação com a razão. A consciência possibilita ao Homem pensar o mundo que o rodeia e é nela que estão alicerçados o sentimento de existência e o pensamento de morte, como exemplo. A consciência é a essência do ser humano e base de conhecimento e de verdade.
2 OS