Paper Cultura e Sociedade
Beatriz Ignácio Alves
Gisele Ferreira Braga
Prof. Simone Fraporti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharel em Ciências Contábeis ( CTB 0166 ) - Noções de Direito
05/06/14.
RESUMO
Procuramos apresentar a cultura de uma forma objetiva, clara e simples. Entendo que os processos culturais ocorrem gradativamente, através de ensinamentos, passados de geração para geração. Sabemos que dentro de uma sociedade com uma diversidade cultural tão grande, os diversos elementos culturais se somam, produzindo as relações sociais. Classificar algumas formas que a sociedade vem se desenvolvendo, dentro dessas relações culturais, torna nosso entendimento um pouco mais claro, de forma que nossas crenças e idéias do que é certo ou errado não venham ferir o aprendizado adquirido por outros. Aceitar o que é diferente não nos torna iguais, mas nos dá a possibilidade de crescer e aprender muito mais do que nossa própria cultura nos ensinou até hoje.
Palavras-chave: Cultura – Processo Cultural - Aprendizado
1ª) INTRODUÇÃO
O artigo se refere a cultura e suas diversas formas de expressão, como ela se desenvolve e suas características, não em uma visão tão ampla, mas de forma resumida. Alguns conceitos antropológicos de cultura , mas basicamente a cultura formada , aprendida e desenvolvida na sociedade.
1º ) Cultura X Antropologia
1.1 - Antropologia
“ A Antropologia comumente é definida como o estudo do homem e de seus trabalhos...”
(Mello, Luiz Gonzaga de (1986). Antropologia Cultural. Petrópolis. Vozes, p. 18)
1.2 - Cultura
“ Cultura é este conjunto que inclui conhecimento, crença, arte, lei costumes, várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
(LEVI-STRAUSS, apud MELLO, 1986, p.397)
Pode-se dizer que cultura é um conjunto de obras aprendidas, dentro de um processo de socialização. Esse processo