paper cidadania
Telma Rangel Pereira Peres
Profo. José Rodrigues Machado
Instituto Teológico Quadrangular – Sorocaba
Curso Livre em Teologia (ITQ - Noite) – Cidadania
06/08/13
RESUMO
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. È também participar no destino da sociedade, ser cidadão, é ter direitos e deveres, é saber o que pode ou não ser feito perante a sociedade e as Leis. È ter um aprimoramento pessoal, para uma melhor convivência social.
Palavras-chave: Teologia Política; Poder e a Religião; Deus e a Política.
1 INTRODUÇÃO
No passado, na Grécia Antiga já existia o termo cidadania, que esteve em constantes mudanças desde o seu surgimento. Ser cidadão, é ter direitos e deveres, é saber oque pode ou não ser feito perante a sociedade e as Leis. È buscar seu aprimoramento pessoal, para uma melhor convivência social.
2 TEOLOGIA POLÍTICA
A Teologia Política é o ramo da filosofia política e da teologia que investiga a conexão entre política e religião e o resultado desta interatividade bem como busca orientação bíblica e espiritual para exercício da cidadania sob a regência das Escrituras Sagradas.
2.1 IMPORTÂNCIA COMO TEOLOGIA.
A Teologia como a Política, envolve grupos de pessoas, isso sendo já em si uma atividade política. A condição de um Líder Espiritual ser um formador de opiniões, mas não permite ignorar as orientações Bíblicas para a vivência política e social.
2.2 IMPORTÂNCIA COMO PROPOSTA CÍVICA.
Encontramos na revelação, o grande interesse de Deus em ser o soberano de um estado teocrático onde a cidadania forneça as bases para uma sociedade de adoradores.
Para os israelitas do Antigo Testamento, a observação da Lei, dada por Deus a Moisés no deserto, era garantia de segurança e prosperidade. No Novo Testamento somos exortados a nos sujeitarmos às autoridades por serem estas enviadas por Deus. Assim observa Pedro:
“Sujeitai-vos pois a toda ordenação humana por