Paper Bullyng
Este artigo vem expor um dos problemas do cotidiano escolar, o bullying, problema que se não for devidamente administrado no contexto escolar, provoca um grande estrago na questão de aprendizagem e relacionamento interpessoal.
Palavras-chave: Bullying; Causas; Soluções.
1 INTRODUÇÃO
Sabendo que nós professores devemos estar atentos ao que acontece com os alunos e que o bullying influencia diretamente na aprendizagem do aluno, este artigo apresenta de forma sucinta o que é o bullying, por que ocorre e como ocorre, para que possamos identificar e agir de maneira correta diante de uma situação como esta.
.
2 O QUE É BULLYING?
O bullying se caracteriza por ser agressões intencionais. Físicas ou verbais, feitas repetidamente por uma ou mais pessoas contra uma ou mais pessoas.
Pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. Neste trabalho enfocaremos o bullying escolar.
Esses comportamentos não têm motivações específicas ou justificáveis, geralmente praticantes do bullying escolhem vítimas frágeis para servirem como seus objetos, por diversão, com a intenção de maltratar, amedrontar e humilhar.
3 CARACTERÍSTICAS DOS AGRESSORES
Os praticantes do bullying podem possuir diversos perfis, entre eles:
Convivem com a falta de limites na sua educação familiar;
Em seu modelo educativo, não conseguem se realizar com atos solidários ou considerados socialmente corretos, de tal modo que somente com ações egoístas e maldosas tentam adquirir poder e status;
Outro caso seriam aqueles que estão passando por uma situação momentânea difícil ou delicada, como por exemplo, separação dos pais, doença familiar, problemas financeiros. Neste caso o agressor só demonstra esse comportamento de modo circunstancial.
O último caso, e o mais perverso deles, ocorre em pessoas com desvio de personalidade, onde não consegue se relacionar com as pessoas, sem agir de modo transgressor.