Paper Aspectos Emocionais nas Organizações
(7135718-1)
PAPER REFERENTE À ASPECTOS EMOCIONAIS DA GESTÃO EMPRESARIAL
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
São Paulo
2013
RESUMO
No ambiente de trabalho é comum as pessoas serem colocadas em situações de extrema pressão, nesses casos se a Inteligência Emocional estiver bem desenvolvida e principalmente conhecida, os trabalhadores saberão como lidar com tais situações.
E isso fará com que o profissional desempenhe da melhor maneira suas atividades, trazendo consigo inúmeros benefícios, pois cada ser humano deve buscar bem-estar para si e para os que estão a sua volta.
As organizações estão verificando essas melhorias com um retorno positivo, os trabalhadores que emocionalmente estão estruturados produzem mais e melhor, otimizando o seu tempo e gerando possíveis lucros para a organização.
1. Aspectos Emocionais da Gestão Empresarial
Atualmente o capital humano tem sido bastante valorizado pelas organizações. As organizações jamais existiriam sem as pessoas, na verdade há uma relação de mutua dependência entre pessoas e organizações.
As organizações estão buscando desenvolver as aptidões e aperfeiçoando características que os profissionais já possuem.
Se as pessoas nas organizações tiverem oportunidades de progresso, elas vão se comprometer muito mais, vão dispensar ao trabalho o melhor delas e consequentemente os resultados serão positivos para a empresa.
Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.
O ser humano está se transformando. Do paradigma cartesiano, pouco a pouco modernizando para o trajeto entre a razão e a emoção. Está sendo cada vez mais exigido nas organizações a presença da competência emocional, principalmente dos profissionais que estão em posição de gerência.
2. Conceito de