Paper As Mudan As Da Familia
FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
CURSO: DIREITO
LUIZ GUSTAVO DE SANTANA MATOS JUNIOR
PAPER SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS DA FAMÍLIA
Santo Antônio de Jesus
2011
LUIZ GUSTAVO DE SANTANA MATOS JUNIOR
Paper elaborado como requisito avaliativo da disciplina Sociologia, do curso de Direito da Faculdade de Ciências Empresariais – FACEMP, ministrada pela professora Cátia Farago.
Santo Antônio de Jesus
2011
O tema da família concentra uma série de mudanças, novos conceitos e definições, naturais, que revelam o caráter móbil e dinâmico da sociedade. Não se pode conceber uma atual sociedade estática e sedentária como era nos momentos iniciais do esteio social. Se o ser humano é mutável e faz parte do processo social, há que reconhecer às instituições sociais, a exemplo da família, a mutabilidade.
O conceito de família, escrito sumariamente sem a consulta de um dicionário oficial, consiste em um grupo de pessoas ligadas por laços de sangue e/ou afinidade muito considerada, como os pais e os filhos. O dicionário Aurélio, em sua oitava edição, define família como “pessoas aparentadas que vivem, geralmente, na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos”.
O estudo do tempo pretérito concede autorização para mencionar o caráter patriarcal que a sociedade estava construída. O pai realizava as tarefas externas ao lar, como o trabalho para arrecadar dinheiro para manter e sustentar a esposa e os filhos, enquanto a mulher tratava dos assuntos domésticos, como arrumar a casa, preparar a alimentação, bordar e cuidar das crianças etc.
A posição que a atualidade insere é de um novo contexto, uma nova realidade, que muitas vezes “assombra” as pessoas mais vividas, como o fato de os filhos de certa forma responder aos pais, e poder entender-se tal ato como afronta aos bons princípios, à moral e aos bons costumes. A diferença de idades identifica a pessoa conforme o momento que experimenta o quadro