Paper Arte Moderna no Brasil
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi
Licenciatura em Artes Visuais
RESUMO
O Modernismo, de um modo geral, ocorre após longos movimentos artísticos engessados, apoiados sobre técnicas e doutrinas, em geral religiosas, desta forma observamos grande resistência e até repulsa ao novo estilo de expressão. No Brasil isso não é diferente. Após a Missão Francesa e as tradições acadêmicas surge o modernismo como uma forma inovadora, diversificada e muitas vezes provocativa de linguagem artística e valorização da cultura brasileira. Sendo assim este novo movimento se difunde diante de resistência, enfrentamentos e variedade de expressões, fazendo com que a arte deixe de ser consumida apenas pela elite e avance para a diversidade e popularização trazendo novos conceitos e visões sobre a arte e a cultura tradicional do povo brasileiro.
Palavras-Chaves: Modernismo, Brasil, Arte Moderna
1. INTRODUÇÃO
No século XX, segundo Mario da Silva Brito, iniciou-se no Brasil um período de progresso técnico com a criação de novas fabricas e com a vinda de imigrantes que colaboraram para alterar a sociedade brasileira. O país teve um expressivo crescimento econômico e ocoreram transformações sociais resultantes de diferentes culturas. Em 1917 foram bem complexas as forças sociais na realidade brasileira, destacamos uma greve geral organizada pelo movimento anarquista constituído por maioria de imigrantes. Nesses novos tempos surge uma arte nova que vai exprimir a saga desses tempos e do porvir.
A arte nova começa com atividade literária e crítica de Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Mario de Andrade e alguns outros. O Manifesto Futurista, de Marinetti propõe: o compromisso da literatura com a nova civilização técnica. Ao mesmo tempo Oswald de Andrade faz um alerta para as raízes nacionais, criando movimentos como: o Pau Brasil, são realizadas duas exposições de pintura a de Lasar