Paper 5 Modulo Rute
Rute P. de Oliveira
Prof. Sandra Regina Martarello Muller
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia ( PED-0756) – Prática do Módulo V
08/06/2015
RESUMO
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criança.
Palavras-chave: Música.Criança.Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo identificar a importância da música no desenvolvimento da criança no processo da Educação Infantil, escrever sobre a musicalização na prática pedagógica no processo da Educação Infantil, relacionar a prática pedagógica com a musicalização e o desenvolvimento infantil. A Educação Infantil e a infância estão intrinsecamente ligadas.
A Educação Infantil remete-se ao comportamento da criança nos aspectos social, cultural, econômico, psíquico, familiar, entre tantos outros, sendo fundamental para o trabalho do pedagogo. Saber de teorias científicas da educação implica neste conhecimento também, assim como os das leis que gerem este processo.
Refletir sobre as instituições sejam particulares ou públicas, sobre o