PAPER 03
Departamento de Administração
Disciplina: Aplicativos de Gestão Integrada
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Aluna: Anne Mayla Berça Lopes
Paper nº 03
A certeza infere que um gerente pode tomar uma decisão precisa porque o resultado de cada alternativa é conhecido. No mundo real, sabemos que esse não é o caso. A maior dos gerentes, portanto, precisa tentar atribuir probabilidades aos resultados que pode surgir. Esse processo é conhecido como lidar com risco. Quando tomadores de decisão não têm pleno conhecimento do problema e não conseguem determinar nem mesmo uma probabilidade razoável de resultados alternativos, eles precisam tomar sua decisão sob uma condição de incerteza. Robbins e Decenzo (2004, p.81).
SÍNTESE
Constantemente, os administradores se deparam com um determinado número de opções de decisão e, dentre estas, devem ser escolhidas aquelas que levem a organização a atingir seus resultados.
Uma organização frequentemente se encontra diante de problemas sérios de decisão. O processo em uma empresa ou organização deve ser estruturado e resolvido de modo formal, detalhado, consistente e transparente.
O presente estudo de caso tem esse objetivo, o de identificar o processo de tomadas de decisão nas organizações, mostrar a sua importância e analisar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados e posteriormente se colocar no lugar de analista para possíveis decisões.
Essa análise será feita em uma rede de hotelaria que recebeu o prêmio de melhor hotel do mundo, mas que se encontra com alguns problemas em um dos hotéis, devido às reclamações dos hóspedes.
REFERENCIAL TEÓRICO
De modo geral, tomada de decisão é um esforço para tentar solucionar problemas, criando um conjunto de alternativas, as quais servem, para mensurar ganhos e perdas, objetivando um resultado satisfatório. Podendo acarretar consequências, imediatas de curto ou longo prazo, seja no meio