Papel
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 1
2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 2
3 REFERÊNCIAS .............................................................................................. 4
INTRODUÇÃO
A utilidade do papel é apresentada permeando nosso cotidiano, desde as atividades mais corriqueiras envolvendo a higiene e pequenas anotações, passando pelo dinheiro, a documentação pessoal e a burocracia, indo até as atividades mais nobres envolvendo a informação em seu registro, difusão, comunicação, sem esquecer ainda dos aspectos expressivos e criativos envolvendo a literatura e as artes.
PAPEL
Composição
O papel é composto a partir da justaposição de fibras celulósicas. Mas a composição química varia de acordo com o tipo de planta utilizada,no entanto podemos considerar uma fórmula geral.
É constituido,principalmente pela celulose,que é um polissacarídeo,formado a partir de monômeros de D.Glucose.A D.Glucose (C6H12O6) é um sacarideo contendo 5 grupos de álcool (OH) e um grupo aldeído (COH) no carbono 1.Entre alguns produtos químicos utilizados estão certos sulfitos (compostos de enxofre),daí vem no nome papel “sulfite”.
Algumas substâncias passam a compor o papel após sua fabricação como lignina,que dá ao papel maior resistência.
Como é produzido
Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose – é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada. Depois de picadinhos, os pedacinhos de madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar. Junto com