Papel e celulose
TECNOLOGIA
As equipes responsáveis pelo plantio escolhem clones de eucaliptos com maior produtividade de celulose por hectare plantado. Não se trata de clones geneticamente modificados, mas copias idênticas de material genético.
PRODUÇAO DE MUDAS Coletam-se brotos dos melhores clones de eucalipto para produção de estacas- parte da planta utilizada para multiplicação. As mudas são colocadas em tubos plásticos preenchidos com uma mistura de cascas de arroz carbonizada, vermiculita ( que é um tipo de mineral) e adubo. Depois, passam pelas etapas de sombreamento, crescimento e adaptação para irem ao campo.
PREPARAÇAO DO SOLO A produção da madeira do eucalipto é desenvolvida a partir de técnicas que gerem o mínimo impacto ambiental. Por isso, o solo onde as mudas serão plantadas é preparado com o auxílio de tratores equipados com um subsolador, mecanismo que possui uma haste cuja função é romper uma camada de 60 a 90 cm de profundidade do solo, para facilitar o enraizamento. Junto à subsolagem, aplicam-se o fertilizante, o utilizado é o fosfato.
PLANTIO
O processo de plantio conta com as maquinas plantadeiras, que são acopladas a tratores e posicionam as mudas no solo. Alem disso, as plantadeiras fazem a adubação com NPK- a base de nitrogênio, fósforo e potássio- e aplicam gel pré-hidratado nas plantas. O gel pré-hidratado tem a função de reter a umidade na região das raízes, substituindo a atividade de irrigação.
MANUTENÇAO
Alem da adubação da terra seis meses após o plantio, outras operações de manutenção da floresta são realizadas na fase de manutenção, tais como monitoramento permanente de pragas, doenças e aceiros, que é a limpeza das divisas das fazendas para evitar incêndios.
COLHEITA
As arvores são cortadas por maquinas chamadas harvesters, equipamentos que as descascam e as divide em toras de seis metros de comprimento cada uma. As cascas de arvores são deixadas no campo, o que contribui para a