Papel e celulose
Inicialmente os alunos e professores foram acompanhados até a sala de recepção onde foi ministrada uma apresentação da empresa, desde sua história até seu processo produtivo.
A empresa Santher conta com quatro unidades, sendo elas situadas em Bragança Paulista-SP, Penha-SP, Governador Valadares-MG e Guaíba_RS.
A unidade de Guaíba é a única que exporta papéis especiais (gramatura de 18 a 60 g/m²). O principal produto nesta sede é o papel higiênico Personal, mas também produzem papéis para várias marcas como Mcdonalds, Halls, açúcar união, bis e etc.
Celulose de fibra curta (eucalipto) e aparas (recicladas do próprio processo e de boa qualidade) é a matéria-prima utilizada para a fabricação dos papéis. A celulose chega à empresa em lotes de duas toneladas de diversas empresas como Eldorado, Fibria e CMPC, onde neste momento a empresa estava recebendo a celulose da CMPC. 15% são de aparas.
A máquina MP9 produz papéis com aplicação em guardanapos, crepom, embalagens de frutas e envoltório de calçados e a MP11 produz papel para intercalação de chapas, embalagens flexíveis, papel térmico e embalagem de alimentos. A primeira produz 24 toneladas por dia com gramatura de 18 g/m², e a segunda produz 45 toneladas ao dia com gramaturas em torno de 18-60 g/m². O grau Shopper usado é de 55.
A empresa também faz testes de qualidade onde várias variáveis são avaliadas como gramatura, resistência a tração e compressão, tração úmida, resistência ao rasgo, resistência a absorção de água, umidade, resistência a passagem de ar, parâmetros calorimétricos.
A empresa conta com 156 funcionários funcionando 24 por dia em cinco turnos rotativos.
Antes de começar a visita no chão da fabrica, foram explicados