Papel Higienico Hidrossol vel

569 palavras 3 páginas
Papel Higiênico
Hidrossolúvel

Vantagens

É um tipo de papel fino e absorvente, que se desmancha em contato com a água, utilizado para uso sanitário e higiene pessoal. Seu uso é mais comum para a limpeza íntima após defecar ou urinar.

É melhor jogar papel higiênico no lixo ou no vaso?

• O papel higiênico – tanto faz se mais fino ou mais grosso – vai ser parcialmente dissolvido na água e o que chegar à estação de tratamento será separado e descartado em um aterro sanitário junto com os demais resíduos sólidos.

Hélio Padula, gerente de serviços da Companhia de
Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), explica. “A pessoa só não pode exagerar na quantidade de papel por vez para evitar entupir o vaso ou as instalações hidráulicas da casa”, diz. Se for jogado no cesto de lixo, o papel também vai parar no aterro, porém, por ser embalado em sacos plásticos, seu impacto ambiental é maior.

A diferença é que, nesse processo, você economiza em saquinhos plásticos para embalar o lixo. Eles, sim, fazem muita diferença para o ambiente: enquanto o papel leva 4 meses pra se degradar, o saquinho leva cerca de 40 anos.

Agora, se o papel que você usa não é dos melhores, o jeito é jogá-lo no lixo mesmo. Apesar de não ser capaz de, sozinho, bloquear o fluxo de água na rede de esgoto, seus resíduos podem piorar entupimentos já formados durante o percurso rumo à estação. O mesmo vale para cidades em que não há tratamento de esgoto: nesse caso, o papel vai direto para os rios, contribuindo para a poluição das águas.

• O papel higiênico comum, em pouca escala de utilização, também pode ser descartado em vasos sanitários, porem pode acarretar problemas se o projeto de esgoto não for de grande escala, por isso, o papel higiênico hidrossolúvel, seria a melhor escolha para esse tipo de utilização.
• Na Europa, essa prática de descarte é comum, e segundo engenheiros especialistas, o Brasil não tem suporte para essa prática com o papel comum.

Objetivos
• Diminuição no

Relacionados