Papel do g-20 junto a OMC
O simples e principal papel do G 20 é situar modelos econômicos e políticas, os quais devem ser submetidos a OMC, como instituição reguladora do comercio internacional para que elas possam ser acatadas por todos os Países do Mundo.
O G20 se organiza dentro da OMC para defender interesses comuns frente aos interesses predominantes dos Estados Unidos e da União Europeia. Dentre eles encontram-se países com uma forte economia agrário-exportadora como Brasil, Índia, México, China e África do Sul. Como já foi um pouco citado, o G20 pretende conseguir uma reforma do comércio mundial agrícola, reduzindo os subsídios e incentivos à produção nos EUA e as tarifas de importação na União Europeia.
Nos últimos anos a OMC vem tendo mais reconhecimento sobre as demandas do G20, com isso, atribui aos países que estão unidos ao grupo, maior credibilidade e grande valor internacional. Com tudo, países como, índia, Brasil e China robustecem a sua condição de importantes “players”, expandindo a sua competência de exercer influência quanto à tomada de decisões em questões de interesse mundial. Finalmente, a influencia e os esforços do G-20 foram confirmados em negociações recentes no âmbito da OMC, que levaram à criação do acordo-quadro atual, que prevê o fim dos subsídios agrícolas até 2011.