PAPEL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
Luana Cappellesso Borges; Simone Carleti e Nereis Paula,
Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira - FAAHF, Luis Eduardo Magalhães, BA, CEP: 47850-000 http://www.faahf.edu.br/ Luana Cappellesso Borges; Graduando do Curso de Ciências Contábeis.
RESUMO – Corresponde ao desenvolvimento da pesquisa que investiga a importância do profissional contábil para gestão e administração das empresas, juntamente com a importância dos relatórios gerados pela contabilidade na tomada de decisões pelos administradores. Será abordada, com uma visão retrospectiva, a evolução dessa profissão evidenciando sua essencialidade dentro das organizações.
Palavras-chave: gestão. profissional contábil. informação.
INTRODUÇÃO Com o desenvolvimento acelerado dos métodos de produção adotados pelas empresas, o contador passa de mero guarda-livros para função de extrema relevância para o sucesso empresarial. Esta situação permite algumas reflexões sobre a função e o papel do profissional nas organizações e a visão administrativa sobre isso. O contador é o profissional responsável por avaliar os fatos passados, perceber os fatos presentes e prever os futuros, transformando essas informações em relatórios usuais, de fácil compreensão para que possam ser usados pelos administradores como auxílio na tomada de decisões. Divergências, informações distorcidas ou errôneas desses relatórios podem levar a empresa à ruína, por esse motivo se faz indispensável o aprimoramento da prática contábil por parte dos profissionais e o aumento da competitividade nesse ramo. Porém, até nos tempos atuais existem empresas que buscam do contador apenas serviços relacionados ao fisco e possuem pensamentos equivocados sobre a prática contábil ao ponto de exigir serviços que vão contra as adequações das leis. O profissional contábil precisa ser visto como comunicador de informações essenciais para a