Papel do negociador
Na vida todos exercem algum tipo de papel, seja no espaço familiar, desempenhando o papel de mãe, esposa, filho, sogra ou na área social como o de líder comunitário, voluntário... Ou até mesmo no campo profissional exercendo papeis como o de comunicador, selecionador, negociador, motivador, treinador ou avaliador. Mostra-se com isso que o “papel” é muito importante, pois é através dele que as pessoas desempenharam bem ou mal algumas funções e poderão influenciar em algumas situações de decisões importantes.
O presente trabalho visa apresentar de forma clara e objetiva o referido tema: O papel do negociador. Na pesquisa constará dados tais como: O que vem a ser a negociação, os seus conceitos, a sua importância, os tipos, as etapas do processo de negociação e as táticas que a mesma pode vir a se apresentar. Por fim, este associará o assunto abordado com o filme de F. Gary Gray “O negociador”, bem como explanará a opinião do grupo referente aos mesmos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O QUE É NEGOCIAÇÃO?
Negociação é o ato ou efeito de negociar, que vem a ser fazer negócios, comerciar, manter relações para concluir tratados ou convênios, concluir, ajustar, comprar ou vender. ( Dicionário Aurélio)
É a procura comum da regulação das divergências, aceita que seus agentes possam ser adversários e tenham interesses antagônicos, mas envolve principalmente a vontade de chegar a um acordo.
• Negociar é confrontar ideias para evitar que as próprias pessoas se confrontem;
• Negociar é aceitar que os adversários, à medida que se encontram para elaborar um acordo, podem também ser parceiros;
• Negociar implica o esforço das partes para chegar a um acordo;
2.2 CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
“Processo pelo qual duas ou mais partes trocam bens ou serviços e buscam um acordo sobre as vantagens dessa troca para elas.”(Robbins, 2008)
“É o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de