Papel do estado na economia
Atividade Introdução a Economia
1-Pesquise e identifique qual papel o Estado deveria desempenhar em relação às atividades econômicas, segundo a Escola Clássica, a Escola Neoclássica e a Escola Keynesiana.
A escola clássica foi uma escola que caracterizou a produção, deixando a procura e o consumo para o segundo plano. Adam Smith, principal representante da escola clássica defendia a não-intervenção do estado na economia, às atividades econômicas deveriam ser deixadas livre para forças de oferta e de demanda.
O papel que o estado deveria desempenhar era: proteger a sociedade da violência e da invasão de outras sociedades independentes; proteger os membros da sociedade da injustiça e da opressão de qualquer de seus membros; conservar certas obras públicas.
Escola Neoclássica: a economia definida como a ciência das trocas ou escolhas. Concebe o estado como privilegiado para produção de ações políticas públicas, enquanto o mercado é considerado a quintessência. Comportamento racional mínimo do governo, e defesa da livre –concorrencia.
Escola Keynesiana: se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulador como pensavam os neoclássicos. Keynes argumenta que em momentos de crise, a intervenção do estado pode gerar demanda mediante os investimentos, com vistas a garantir níveis elevados de emprego. A intervenção do estado na economia é a superação da crise, no curto prazo, possibilitando o aumento dos investimentos através de uma política de aumento de demanda. O papel do estado era investir, pois o investimento era capaz de assegurar o pleno emprego e influenciar a demanda.
Keynes também acreditava que o governo tinha poder fundamental na economia para proporcionar bens coletivos à sociedade, como produtor de bens e serviços, como regulador da moeda, intervindo no mercado financeiro para controlar o fluxo da moeda, como comprador, consumidor e agente econômico.
Fontes:
Livro Introdução a economia