papel do auditor no controle de glosas
INTRODUÇÃO
A auditoria de enfermagem é um processo educ[***]ativo onde os profissionais prestam uma assistência de qualidade, respeitando os protocolos e contribuindo de forma eficaz e eficiente para a receita da instituição.
É uma sistemática que tem como foco a retroalimentação dos processos que envolvem toda a equipe multidisciplinar e como consequência a diminuição das glosas sinalizadas pelas fontes pagadoras.
Segundo George Gray Ward, nos Estados Unidos, em 1918, no qual foi verificada a qualidade da assistência médica prestada ao paciente por meio dos registros em prontuário.
Com o aumento da competitividade entre os serviços hospitalares encarecedores e a preocupação em minimizar seus custos foi imprescindível a atuação de profissionais qualificados nesta área, o que exigiu também uma visão econômica e contábil de forma, a operacionalizar o processo de auditoria e conhecimentos específicos de cobrança, cumprindo as normas exigida pela ANS (Agencia Nacional de Saúde) no âmbito privado e Ministério da Saúde no seguimento governamental.
RIOLLINO (2003) Diz que, atualmente, a auditoria tem desempenhado um importante papel às instituições hospitalares, especialmente no âmbito financeiro-comercial, avaliando consumos e cobranças realizadas pela instituição, podendo agir como membro da própria instituição ou representante de fontes pagadoras.
A auditoria de Enfermagem apresenta crescente inserção no mercado de trabalho, tanto às atividades voltadas a área contábil como as voltadas à qualidade, sejam de serviços, documentos ou processos. O que se busca atualmente é a auditoria da qualidade da assistência, com redução de custos, agregando os valores financeiros aos valores qualitativos. Esta qualidade pode ser descrita como a adequação de um produto/serviço às necessidades de uso da clientela, além da satisfação às expectativas e exigências de usuário/cliente. (RIOLLINO,2003).
KURCGANT (1991), disse