papel de fornecedor numa empresa
Ao verificarmos quais são os principais agentes que influenciam o resultado da empresa, os fornecedores sempre estão como um dos principais itens dessa lista, mas na prática quais são as vantagens que a empresa tem ao manter um relacionamento benéfico com o seu fornecedor?
Durante muito tempo, houve a idéia de que a negociação com fornecedores era pautada na barganha, na briga pelo preço. Mas com o avanço de novos estudos percebeu-se que a empresa ao adotar uma metodologia que busca uma abordagem por processos, ela cria relações de vínculo com todas as áreas que afetam o seu resultado.
Então, ao entender que atuar de forma a comprometer o resultado do seu fornecedor, a empresa também pode ser prejudicada, ela deixa de lado essa relação baseada na briga pelo preço para trabalhar em parceria com seu fornecedor.
Portanto de forma prática, através de uma gestão eficiente dos fornecedores, a empresa aumenta a sua vantagem competitiva e pode estabelecer metas mais ousadas, pois sabe que pode contar com seus fornecedores para atingir seus objetivos.
Conceito de Envolvente Transaccional
O meio envolvente transaccional refere-se a um conjunto de elementos externos à organização mas que têm influência sobre a sua actividade e o seu desempenho devendo, por isso, ser tidas em consideração aquando da fixação de objectivos organizacionais e aquando da adopção de estratégias e políticas de actuação. Os principais elementos que compõem o meio envolvente transaccional de qualquer organização são:
- Clientes: representam os consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos pelo sector; podem ser clientes particulares ou outras organizações; em conjunto constituem o mercado ou a procura.
- Concorrentes: correspondem aos competidores actuais ou potenciais, bem como produtores de produtos ou serviços substitutos (que satisfazem as mesmas necessidades do mercado); em conjunto, constituem a indústria ou a oferta.
- Fornecedores: representam os agentes