Papel das cavidades orais e nasais
É a primeira porção do sistema digestório e está localizada no terço inferior da face.
Seus limites: anterior: lábios da boca; posterior: palato mole; inferior: soalho da cavidade oral; lateral: bochechas.
A cavidade oral é formada por três regiões: vestíbulo da boca, processos alveolares juntamente com os arcos dental maxilar (superior) e dental mandibular (inferior) e cavidade própria da boca. As estruturas de revestimento (ou a túnica mucosa) são dividas em três:
•A mucosa mastigatória reveste o palato duro e gengivas livres e inseridas;
•A mucosa de revestimento ou proteção reveste o fundo do vestíbulo, lábios (internamente), bochechas soalho da boca, face inferior da língua e palato mole;
•A mucosa especializada reveste o dorso da língua (papilas gustativas). As funções da cavidade oral são a mastigação, fonação (ressonância e articulação da voz), deglutição, gustação, respiração, seleção de alimentos, afetividade, ferramenta de trabalho e comunicação.
Curiosidade: Os respiradores orais possuem fluxo diminuído ou nulo de respiração nasal, resultando em respiração predominantemente oral a respiração com diminuição da oxigenação.
Cavidade Nasal
As cavidades nasais, também conhecidas como fossas nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, tendo sem fim na faringe.
Essa divisão é feito pelo septo nasal em duas câmaras simétricas, as fossas nasais são limitadas anteriormente pelas narinas e posteriormente pela nasofaringe através das Coanas. Existe uma dilatação, internamente ao orifício das narinas denominado: Vestíbulo Nasal, que é limitado anterior e lateralmente pela cartilagem alar maior e é revestido por uma mucosa que contém pelos e glândulas sebáceas.
Cada fossa nasal pode ser dividida em duas regiões:
A região olfatória: (concha superior)
A região respiratória: (restante da cavidade)
Em seu interior