Papel da tutoria em EAD
A tutoria é necessária para orientar, dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem. Ao estabelecer o contato com o aluno, o tutor complementa sua tarefa docente transmitida através do material didático, dos grupos de discussão, listas, correio-eletrônico, chats e de outros mecanismos de comunicação. Assim, torna-se possível traçar um perfil completo do aluno: por via do trabalho que ele desenvolve, do seu interesse pelo curso e da aplicação do conhecimento pós-curso. O apoio tutorial realiza, portanto, a intercomunicação dos elementos (professor-tutor-aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação. (MACHADO LD, 2004; MACHADO EC, 2004; p.10)
A Educação a Distância, diferentemente da Educação Presencial, é uma forma sistematicamente organizada de auto estudo, onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado.
Mesmo tendo os mesmos propostos da Educação Presencial, inclusão social e democratização do saber, muda-se a dinâmica como essa modalidade de ensino se dá e o papel dos atores envolvidos. E, apesar de o aluno ser o centro do processo de aprendizagem, o tutor deve conhecer a fundamentação pedagógica da EAD, para que possa leva-lo a desenvolver habilidades para um trabalho independente, para tomada de decisões e esforço auto responsável. O tutor é um agente facilitador da aprendizagem e deve desenvolver no aluno a capacidade de selecionar informações, de refletir e decidir por si mesmo.
Na EAD é necessário ter objetivos claros, demonstrar relevância do conteúdo que será apresentado e estimular o envolvimento do aluno.
O tutor, bem como todo o educador, antes de planejar suas aulas, atividades ou curso deve determinar sua filosofia de ensino e aprendizagem. Pois quando reflete sobre os processos educativos, também faz uma autoanálise e sistematiza seus métodos didáticos, compreende o