Papel Da Pscilogia na vida do adolescente e Idoso
435 palavras
2 páginas
O Papel da Psicologia na vida do Adolescente e Adulto A escola tem como objetivo formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia encontra-se como um instrumento de fácil acesso para atingir este progresso.
O ADOLESCENTE
A adolescência é, com certeza, uma das etapas da vida dos alunos em que a necessidade de educação, entendida como serviço ao desenvolvimento global da pessoa, mais se faz sentir. A escola é hoje um lugar privilegiado de vivência da adolescência. É o espaço físico, social, humano e, porque não dizer, também ideológico – visto ser a escola o lugar das idéias por excelência, o lugar da sua transmissão, do seu debate, da sua assimilação ou rejeição .Nesse sentido, a pedagogia tem necessariamente em conta desafios tais como: olhar para o adolescente na sua necessidade de desenvolvimento situado no cruzamento das linhas da consolidação da identidade e da capacidade de inter relação e o seu processo de descoberta de si próprio como pessoa única, para possibilitar o contato, pessoal e estável, com figuras significativas, bem como o confronto com valores, atitudes e ideais que poderão dar sentido e objetivos à sua vida. A pedagogia proporciona ao adolescente a possibilidade do encontro consigo mesmo, num contexto simultaneamente protegido e aberto, que lhe dê todo o tempo necessário.
O IDOSO
Compreender o processo de envelhecimento é um dos desafios do século XXI, em busca de novos caminhos para uma população que mundialmente se torna cada vez mais idosa. Na concepção de infância de um grupo de idosos a importância do brincar no processo cultural, histórico e educativo do homem, tende-se a ser esquecida, a pedagogia neste processo é uma auxiliadora na revisão da literatura referente a situação do idoso na sociedade atual e a importância do brincar, ler, aprender para a