Papel Da Mem Ria
Chama-se “memória” a todos os componentes electrónicos capazes de armazenar temporariamente dados. Distinguem-se assim duas grandes categorias de memórias: a memória central (chamada igualmente memória interna) que permite memorizar temporariamente os dados aquando da execução dos programas. A memória central é realizada com a ajuda de microcondutores, ou seja circuitos electrónicos especializados rápidos. A memória central corresponde ao que se chama de memória viva. a memória de massa (chamada igualmente memória física ou memória externa) que permite armazenar informações a longo prazo, incluindo aquando do arranque do computador. A memória de massa corresponde aos dispositivos de armazenamento magnéticos, como odisco duro, os dispositivos de armazenamento óptico, correspondendo por exemplo ao CD-ROM ou os DVD-ROM, bem como as memórias mortas.
Características técnicas
As principais características de uma memória são as seguintes :
A capacidade, representando o volume global de informações (em bits) que a memória pode armazenar;
O tempo de acesso, correspondendo ao intervalo de tempo entre o pedido de leitura/escrita e a disponibilidade do dado;
O tempo de ciclo, representando o intervalo de tempo mínimo entre dois acessos sucessivos;
O débito, definindo o volume de informação trocado por unidade de tempo, exprimido em bits por segundo;
A não volatilidade que caracteriza a aptidão de uma memória para conservar os dados quando já não tem alimentação eléctrica.
Assim, a memória ideal possui uma grande capacidade com tempos de acesso e tempos de ciclo muito restritos, um débito elevado e é não volátil.
No entanto, as memórias rápidas são igualmente mais caras. É a razão pela qual a memória que utiliza diferentes tecnologias é utilizada num computador, convertida os dias um com os outros e organizada de maneira hierárquica.
As memórias mais rápidas são situadas em fraca quantidade perto do processador e as memórias de massa, menos