Papel da liderança capacitaçao e melhoria continua
IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL.
61 61
ORIENTAÇÕES SOBRE O INSTRUMENTO:
O QUE É: Instrumento que se presta a orientar o empresário sobre a importância de se manter um contínuo programa de capacitação de pessoal, como forma de garantir a sintonia entre as exigências necessárias ao desempenho das atividades e a qualificação dos ocupantes dos cargos. PARA QUE SERVE: O documento busca mostrar ao empresário como proceder para manter equipes qualificadas, evidenciando as vantagens da capacitação dos colaboradores para o desempenho global da empresa. COMO SE UTILIZA: O início do processo se dá com a realização de detalhado levantamento das necessidades de treinamento existentes em cada departamento ou setor da empresa. Alguns gestores de recursos humanos se limitam a distribuir, entre lideranças, documento que aponte, na opinião destas, quais cursos ou treinamentos são necessários para seus liderados. Uma vez identificada a demanda, buscam supri-la com a contratação de profissionais e/ou de instituições do mercado que possam oferecer capacitação dentro das áreas identificadas. A participação da liderança é, sem dúvida, fundamental para garantir a eficácia do processo, conforme observaremos a seguir. Ainda mais se considerarmos que quem lidera deve possuir, além de outros requisitos, competência técnica relativa à atividade desenvolvida. Contudo, o correto levantamento de necessidades de treinamento deve contemplar minuciosa análise da situação real, buscando-se estabelecer um elo dessa realidade com os objetivos da organização e do setor específico de trabalho. Fatores de análise: O levantamento de necessidades visando à capacitação deve, pelo menos, considerar três fatores:
1
1. Fator Conceitual: Deve ser verificado o entendimento do funcionário sobre o que se espera dele. Cada funcionário precisa conhecer,