papel da internet
A presente produção textual tem como objetivo refletir sobre as questões políticas na sociedade atual. E nos questionarmos: qual o papel da internet e redes sociais nas atuais manifestações? No meio das redes sociais as pessoas criam eventos, convocam seus amigos, compartilham vídeos e fotos e, em decorrência disso, surge uma sequência de manifestações arrasadoras de passeatas, como as acorridas recentemente em diversos Estados brasileiros. E segundo vários especialistas os seus principais papeis são de divulgação.
Atualmente a sociedade brasileira está vivenciando um período de muitas reivindicações e manifestos, porém esses acontecimentos sociais só acontecem com a proliferação das informações para que a sociedade possa tomar conhecimento do que está acontecendo. Sucede que as redes sociais como meio de comunicação tem o papel de incentivar, comunicar, apoiar, desconcordar e reivindicar.
As redes sociais também têm a função de turbinar os protestos, e a divulgação destes eventos. Por meio destes canais acabam despertando uma consciência crítica nas pessoas e muitas vezes resultando em mobilizações, tornando ferramentas importantes na disseminação destes eventos. Percebe-se que as manifestações recentes e atuais têm mais em comum do muitos supõem. O que se contesta hoje é o abuso de poder que o governo exerce sobre o cidadão, embora de maneira mais sutil e disfarçada. No passado, a maioria dos manifestantes era formada por pessoas insatisfeitas com os desmandos de quem estava no poder.
O foco é basicamente o mesmo, se as leis de antigamente permitiam prisões, violências e arbitrariedades, as de hoje não são obedecidas, em quanto às manifestações de hoje adquire um clima de alegria e euforia as de antigamente eram cercadas de angustias e sofrimentos, marcadas pela opressão e violência. No passado as passeatas eram ligadas a um fato especifico, hoje, o aumento da passagem de ônibus foi um pretexto, a gota d’água que fez transbordar o