Papel da história na educação
Para a humanidade é de grande importância o historicismo da educação, do modo a estudar a origem do objeto¹ e o seu desenvolvimento. Para isso, o papel da história e da história da educação tem grande relevância na formação de professores. É evidente que a história traz imensas contribuições, desde o passado até a atualidade. Tratando-se na formação de condutores a importância desse conhecimento aumenta, pois além de transmiti-lo este deverá ter a ciência histórica para contribuir nesta área de formação.
Partindo do ponto de vista que o professor é um condutor de conhecimentos, a história tem como papel de contribuir para o desenvolvimento do trabalho do professor em dois aspectos. O professor como formador de opiniões intervém de modo positivo, para a melhoria na educação que a sociedade espera e luta. Ainda no século XXI, a educação passa por grandes defasagens, mas é notável a evolutiva melhora na infra-estrutura, qualidade de profissionais, acesso à escola, isto é, evolução que através da história da humanidade se construiu ao longo de séculos partindo de necessidades desenvolvidas pelo ser humano, como por exemplo, a obrigatoriedade e direito de ensino a todos. O outro aspecto é o conhecimento científico de história que o professor o transmitirá para o indivíduo enquanto cidadão.
A história da educação traça para a formação dos professores um caminho a ser seguido, caminho o qual é fundamentado por doutores e mestres da educação experientes no desenvolvimento de ensino. A história, conjunto de conhecimentos, ciência e método que permitem adquiri-los e transmiti-los é fundamental para o currículo do professor de maneira a conhecer a sociedade a ser conduzida e ao público a ser ensinado.
¹ Entende-se como indivíduo, aluno, educando, conduzido.