PAPEL DA GEST O DE RISCO NA GOVERN A DE TI
Todos os dias passamos por diversos tipos de riscos, riscos de errar, riscos de se machucar, risco de morrer, risco de ser roubada, risco de quebrar algo que você esbarre, e uma empresa não é diferente. Risco é qualquer ameaça ou perigo de determinada ocorrência. A gestão de risco em TI conduz de forma mais segura os rumos dos negócios da organização, fazendo com que diminua a ocorrência de riscos.
O risco pode ser classificado como uma ameaça ou oportunidade. Um exemplo em finanças seria, quando maior o risco de investimento maior o retorno. Dessa maneira a gestão de risco permite que a organização reconheça todos os riscos e oportunidades derivados da TI para o negócio e que decida e tenha planos para mitigá-los na medida que julgue necessário. Introduzindo a gestão de risco na organização é possível identificar e controlar se os rumos tomados estão de acordo com os das áreas de negócio. Além de garantir a confiabilidade dos indicadores de Governança, pois gera verificações nos processos internos. A Gestão de Riscos de TI precisa estar no dia-a-dia através de processos que precisam ser implementados para mitigação de riscos. Para uma gestão de risco ser feita de maneira correta é preciso identificar o risco, avaliar o risco, e monitorar e controlar o risco.
Bem, a gestão de riscos é um processo importante e contínuo, e deve fazer parte da estratégia das organizações, já que como sabemos, os riscos de TI, não são de responsabilidade somente de TI, mas sim de toda a organização, principalmente dos tomadores de decisão. Com a Gestão de Riscos temos uma Governança de TI mais forte, demonstrando ao negócio a seriedade e o comprometimento com os objetivos estratégicos, tornando o alinhamento TI e Negócio mais sólido e eficiente, ou seja, fortalecendo cada vez mais a organização.
http://imasters.com.br/artigo/16336/gerencia-de-ti/governanca-de-ti-com-foco-em-gestao-de-riscos/