Papel da fisio na uci
Licenciatura em Fisioterapia
Ano letivo 2013/2014
FISIOTERAPIA EM UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS
Trabalho Realizado por:
André Novais; Marco Santos; Marco Victoriano; Hugo Vale
Docente:
Márcio Vieira
Póvoa de Lanhoso, 27 de Junho de 2014.
Patologias mais frequentes na UCI
Falha respiratória aguda: A insuficiência respiratória aguda ocorre quando os pulmões não funcionam bem o suficiente para repor o sangue com oxigênio, pode ser uma razão para a admissão na UCI ou uma complicação de pós internamento na UCI. Esta complicação pode variar de leve a severa, quando leve pode ser tratada com administração de oxigénio e métodos de fortalecimento da respiração e remoção de secreções, porém quando grave, normalmente é tratada com suporte mecânico, por exemplo ventilação mecânica. Existem várias causas para a falha respiratória aguda, as mais comuns são a pneumonia ou as infeções pulmonares.
Falha respiratória crónica: quando um paciente permanece num estado critico por um longo período de tempo fica muito débil. Esta fraqueza frequentemente evita que o paciente consiga ventilar sem assistência. Quando é utilizada ventilação mecânica normalmente esta permanece durante várias semanas, por isso é utilizada a traqueostomia.
Infeções: Quando são necessários acessórios externos para o auxílio da ventilação como tubos respiratórios, podem ser desenvolvidas infeções. A infeção mais comum num paciente ventilado é a pneumonia, que pode ser tratada com antibióticos mas que também pode ser suficiente severa de modo a causar sepsis.
Outra infeção severa que pode ocorrer é a infeção no sangue, pode ocorrer devido a várias fontes, como intestinais, rins, pulmões, etc. ou através de cateteres intravenosos necessários para tratar outras condições.
Insuficiências renais: A falha dos rins em eliminar fluidos ou resíduos do corpo do paciente podem causar varias condições, Sepsis, desidratação, substancias toxicas e hipertensão são