Papeis Sociais
STATUS – Posição social em relação ao grupo, ou seja, é a posição em função dos valores sociais correntes na sociedade.
A origem do status remonta aos primeiros agrupamentos humanos, em que determinadas funções eram caracterizadas por prestígio e direitos diferentes dos demais. Com o aumento das coletividades, uma serie de posições passaram a ter direitos e deveres, privilégios e obrigações sustentados juridicamente.
Ex direito romano
> status libertatis – situação jurídico social relacionada ao fato de ser o homem livre ou escravo.
. status civitatis – indicava se era cidadão romano ou estrangeiro
Mais características do Status
· O status serve como indicador de determinados direitos e deveres constituídos. Ou seja, a posição social de uma pessoa sempre pode indicar prestigio, influência, direitos exclusivos e deveres em relação à outras pessoas do grupo.
· Pode determinar hierarquias dentro de um grupo ou sociedade
· É variável de acordo com cada sociedade
TIPOS DE STATUS
Status Legal – É a posição caracterizada por direitos (reivindicações pessoais apoiadas por normas) e obrigações e obrigações (deveres prescritos por normas), capacidades e incapacidades reconhecidos pública e juridicamente, importantes para a posição e função da sociedade. Os direitos e obrigações do status legal consistem no comportamento legalmente sancionado
Ex: militares, governantes, juízes,
Status Social - abrange características da posição que não são determinadas por meios legais. É o comportamento socialmente esperado e/ou aprovado, de ocupante do status, assim como o comportamento adequado de outros em relação a ele.
Ex. o status de amigo é tipicamente social, status de pai
Status Atribuído- quando as circunstâncias de atribuição do status independem da vontade de quem o recebe, ou seja, ele é atribuído independentemente da vontade do individuo.
Ex. sociedade com rígida estratificação social, parentesco,
Status