Paparazzi
O nome paparazzo possui várias origens. Uma delas é uma expressão que deriva de uma personagem do filme de Fellini, La Dolce Vitta, que se chamava Paparazzo, já outras é uma analogia com um grande mosquito siciliano, de nome e pronúncia parecida – paparaceo, um animal irritante que está sempre a perturbar o sossego das pessoas.
Um dos pioneiros e considerado o pai dos paparazzi é Ron Galella, já no Brasil um dos mais antigos paparazzi é o carioca Carlos Sadicoff. Ele começou sua carreira de fotógrafo de celebridades em meados da década de 1980.
No geral, a sociedade vê a função do paparazzo como um ser sem escrúpulos que, visando o dinheiro, tem o interesse em obter vantagem financeira explorando a imagem alheia, sem autorização prévia, este comportamento fere a moral e o trato social discutido por Sánchez Vásquez (Ética, 1978, capítulo 4), mas ao mesmo tempo essa sociedade que os julga, compra e prolifera seus materiais, e estão interessadas no que estes profissionais tem a mostrar e querem saber a fundo o que se passa na vida dos famosos. Muitas questões éticas, legais e de privacidade são levantadas neste negócio questionável, que movimenta muito dinheiro.
1. Estudo de caso da Princesa de Gales "Lady Diana".
Na