Papalagui
RESPONDER AS QUESTÕES DE ACORDO COM O TEXTO “O PAPALAGUI”
1) Quem é Tuiavii e onde ele mora?
Tuiavii é quem discursa na obra “O Papalagui”. Trata-se de um samoano, chefe da tribo de Tiavía, da ilha Upolu localizada na Polinésia.
2) Como é o cotidiano da sociedade de Tuiavii?
Tuiavii descreve os entes de sua sociedade como “Livres filhos do sol e da luz”. Esta sociedade cultua a natureza assim como os valores morais, não se importando com o materialismo. Vivem em harmonia e não são individualistas.
3) Quem é o Papalagui e como é o seu cotidiano, segundo Tuiavii?
O Papalagui, segundo Tuiavii, é o homem branco do continente europeu. Tuiavii questiona e critica o hábito europeu no âmbito da ambição e do materialismo. Estes residem em cabanas, compostas por baús feitos de pedra, onde não chega o sol nem o ar puro. Também existe um baú específico para o trabalho, onde o Papalagui trabalha sozinho, enquanto as mulheres e moças ficam na cozinha. Estes baús são apertados uns contra os outros, não havendo árvores nem arbustos. Em todas as cabanas existem lareiras, deixando sempre o ar com fumaça.
Tuiavii acredita que o Papalagui é um ente humano que faz muita coisa que nada significa e que lhe faz mal, e gaba-se do que constrói.
Existem também os homens do campo, que possuem uma vida mais saudável. Eles têm de dar a comida de suas terras para os homens da cidade, pois estes entendem ter mais direitos que o homem do campo.
Tuiavii vê o Papalagui com características como o materialismo, o individualismo e a ambição, e acredita que sua felicidade é duvidosa.
4) Existem semelhanças e diferenças culturais entre essas duas sociedades? Descreva-as.
As diferenças culturais entre a sociedade do Papalagui e de Tuiavii são evidentes. A sociedade de Tuiavii está sempre em harmonia com a natureza; seus entes são livres filhos do sol e da luz fieis ao Grande Espírito e,