Papai Noel dos Correios
Realizada há mais de 20 anos, a campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais da ECT, tem por objetivo principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva à solidariedade dos empregados e da sociedade.
Desde 2010, a campanha passou a contemplar, além das cartas oriundas das crianças da sociedade, as cartas de crianças de escolas, abrigos, núcleos socioeducativos e creches.
Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar, o uso do CEP (Código de Endereçamento Postal) e do selo postal são ações trabalhadas nas escolas, visto que um dos problemas recorrentes em anos anteriores era a impossibilidade de seleção /adoção da carta, em razão de endereços incorretos, ausentes ou ilegíveis. Trabalhar com as crianças o poder da comunicação por meio da redação de cartas ao Papai Noel significa estimulá-las a aprender, com o resgate do prazer em escrever.
Esclarecimento
A ECT esclarece que não é responsável por pedidos de presentes em nome da Campanha Papai Noel dos Correios eventualmente entregues em residências ou deixados em caixas de correspondência.
A Campanha Papai Noel dos Correios não solicita presentes diretamente à população, seja por meio de carta ou telefonema. Da mesma forma, a ECT não deixa cartas para adoção em residências.
A Campanha
Para a campanha crianças enviam cartas para a Rua da Alegria, nº 100, no Polo Norte. Nestas cartas as crianças pedem presentes, cestas básicas, material escolar e colorem as cartas com vários desenhos e histórias das suas famílias.
Os Correios fazem o cadastramento de todas as cartas, onde todas são lidas. Após o cadastro elas são colocadas na agência de doação. Nestas agências empresas e pessoas físicas podem “adotar” cartas e realizar os desejos das crianças. Para a realização