papa
Bento XVI manda inspecionar dioceses irlandesas onde foram registrados casos de pedofilia
Papa divulga carta com pedido de perdão às vítimas de pedofilia na Irlanda Vaticano/efe
Primeira página na carta divulgada pelo Vaticano
O papa Bento XVI, além de ordenar uma inspeção nas dioceses e seminários irlandeses em que foram registrados casos de pedofilia, afirmou que os padres envolvidos nos abusos responderão pelos crimes "perante Deus e os tribunais". Na carta que redigiu aos católicos da Irlanda, divulgada hoje pelo Vaticano, o pontífice expressa "abertamente" a "vergonha e o remorso" que sentiu pelos abusos sexuais contra centenas de menores de idade cometidos durante anos por padres irlandeses. Ele pede perdão às vítimas, repreende os prelados e dirige palavras muito fortes aos padres pedófilos.
Bento XVI também usa palavras duras contra os sacerdotes pedófilos, acusa os bispos irlandeses de não terem sabido conduzir os casos denunciados e diz que estes têm que reconhecer que cometeram graves erros de julgamento.
Em outro trecho da carta, o papa manifesta sua "grande preocupação" pelo ocorrido e afirma estar "profundamente consternado" pelos abusos contra crianças e jovens "indefesos" praticados por sacerdotes.
Aos católicos irlandeses, o pontífice afirma compartilhar "o desgosto e o sentimento de traição" que muitos experimentaram ao tomarem conhecimento "desses atos pecaminosos e criminosos e da forma como estes foram enfrentados pelas autoridades da Igreja na Irlanda".
Às vítimas, diz que sabe como sofreram dolorosamente, que nada será capaz de apagar o mal que suportaram e que a confiança que tinham nos sacerdotes foi traída.
"É compreensível que (para os menores que foram abusados) seja difícil perdoar ou se reconciliar com a Igreja. Em seu nome, expresso abertamente a vergonha e o remorso que todos nós sentimos", escreveu o papa, que pede perdão às vítimas.
Já aos