Papa João XXIII
Nome de Batismo: Angelo Giuseppe Roncalli
Nascimento: Sotto il Monte, 25 de novembro de 1881
Morte: Vaticano, 3 de junho de 1963
Antecessor: Pio XII
Sucessor: Paulo VI
Família: era o terceiro filho de 12 irmãos de uma família de camponeses.
Estudos: Entrou no Seminário de Bérgamo, onde estudou até ao segundo ano de Teologia e onde começou a redigir o seu “Diário da Alma”.
No dia 1 de março de 1896 foi admitido na ordem franciscana secular. De 1901 a 1905 foi aluno do Pontifício Seminário Romano, graças a uma bolsa de estudos da diocese de Bérgamo e prestou serviço militar.
Doutorou-se em teologia e Recebeu a Ordenação Sacerdotal no dia 10 de agosto de 1904 em Roma.
Vida profissional: no ano seguinte foi nomeado secretário do novo Bispo de Bérgamo, acompanhou-o nas visitas pastorais e colaborou em várias iniciativas apostólicas.
Foi também professor e Assistente da Ação Católica Feminina, colaborador no diário católico de Bérgamo e pregador.
Em 1915, a Itália entrou na Primeira Guerra Mundial e ele foi alistado como sargento do corpo médico e capelão militar dos soldados feridos. No fim da guerra abriu a Casa do Estudante e trabalhou na pastoral dos jovens estudantes. Em 1919 foi nomeado director espiritual do Seminário.
No ano de 1921 foi chamado a Roma por Bento XV como presidente nacional do Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé. Organizou círculos missionários.
Em 1925, Pio XI nomeou-o Visitador Apostólico da Bulgária e elevou-o à dignidade episcopal da Sede titular de Areopolis.
Em 1935 foi nomeado Delegado Apostólico na Turquia e na Grécia.
Quando irrompeu a segunda guerra mundial ele encontrava-se na Grécia, que ficou devastada pelos combates. Procurou dar notícias sobre os prisioneiros de guerra e salvou muitos judeus com a "permissão de trânsito" fornecida pela Delegação Apostólica.
Em 1944 Pio XII nomeou-o Núncio Apostólico em Paris.
No final da Guerra ajudou os prisioneiros