PAOLO NOSELLA+
O próprio ser humano deixou seu rastro pela Terra há milhares de anos, sendo que o primeiro humanóide data de alguns milhões! Através do estudo desses registros e da observação do comportamento das espécies, pode-se traçar uma linha das modificações ocorridas nos seres até seu estágio atual. É claro que ainda há muitas lacunas, mas os pesquisadores empenham-se no preenchimento delas todos os dias. São os paleontólogos (do grego, paleo - antigo; onto - ser;logia - estudo) e os paleobotânicos (estudiosos dos fósseis de plantas).
A discussão das teorias evolutivas é interessante pois desperta perguntas reflexivas, como: "por que estamos aqui?", "como chegamos a ser o que somos hoje?", "por que existe extinção?", "de onde veio tal órgão e por que outros animais o utilizam de forma diferente?", e demais questões que instigam a pesquisa. Foi assim que descobrimos a origem de vários seres atuais. Mas, infelizmente, pessoas que argumentam contra a Evolução Humana, deizendo que é uma grande inverdade dizer que "o homem veio do macaco". Realmente, o homem não veio do macaco, e sim, tem um parentesco em comum com ele, o que é completamente diferente. No entanto, também somos primatas, assim como eles.
É importante salientar que as teorias de Lamarck foram tidas como coerentes quando de seu lançamento, claro que com muitas discordâncias também. E Darwin não as refutou