Panteras Negra
Brenda L. O.
“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades mas se quiser provar o caráter de um, dê-lhe poder .”
Abraham Lincoln (1809-1865)
Resumo:
Essa abordagem tem com objetivo retratar a importância do “Partido Panteras Negras pra Auto-Defesa” na sociedade racista norte-americana dos anos 60 aos anos 80. Mostrando quais suas idéias e programas efetivos ajudaram a melhorar a condição de vida dos negros na America do norte e como contribuíram para criar uma relação harmoniosa entre brancos e negros.
Palavras-Chave: Preconceito – Negros – Racismo – Black Power – Partido Revolucionários
O Partido Negro Revolucionário Estadunidense, mais conhecido com Panteras Negras foi criado em outubro de 1966 na Califórnia, por Huey Newton e Bobby Seale. Tinha como principal objetivo a luta pela igualdade racial e pelos direitos dos Negros nos EUA.
A primeira iniciativa do partido ocorreu em fevereiro 1967, quando Newton e Seale resolveram acabar com o abuso de poder cometido pelos policiais brancos nas comunidades negras da Califórnia. Newton por ser estudante de direito, conhecia o código penal californiano e seus artigos referentes ao porte de armas de fogo, começou então, juntamente com Seale, a incentivar os cidadãos negros da cidade a exercerem seu direito de portarem armas, que por sua vez, serviriam como mecanismo de defesa contra a agressão da policia.
A população negra, incentivada pelos, até então, dois únicos membros dos Panteras, começou a se armar e vendo como os casos de violência policial na região diminuía, começarão a virar adeptos do partido. Em maio de 1967, Newton e Seale começaram a ir de bairro em bairro em busca de novos recrutas para o partido. E assim espalhando suas idéias por todo o país.
Durante o ano de 67, os Panteras estavam em seu pico. A organização coordenava sedes nas principais cidades do país e possuía um contingente de 5 mil homens que eram militantes em tempo integral e que se