Pantanal
A origem do Pantanal não é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Os geólogos concordam que não há indícios da presença do mar. Fernando Flavio Marques de Almeida, diz que essa região representa uma área que se abateu por falhamentos de blocos durante o período Terciário. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior. A área alagada do pantanal se deve a lentidão de drenagem da água que fluem lentamente, pela região do médio Paraguai, num local chamado de Fecho dos Morros do Sul.
A ocupação humana do Pantanal aconteceu muito antes da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil. No período anterior à formação das culturas indígenas é provável que tenha ocorrido por movimentos migratórios de regiões próximas, como o Planalto de Maracaju, do Chaco, sul-amazônico, do Cerrado e do Planalto Chiquitano. As populações pré-históricas ocuparam a planície pantaneira por meio dos rios principais: Paraguai, Guaporé, Jauru, Sepotuba, Apa, Miranda e Aquidauana, entre outros.
Atraídos pela existência de pedras e metais preciosos, o português Aleixo Garcia, em 1524, acabou sendo o primeiro a visitar o território, e alcançou o rio Paraguai através do rio Miranda, atingindo a região onde hoje está a cidade de Corumbá.
O processo de ocupação da Bacia do Alto Paraguai (BAP) iniciou-se no século XVIII, com pequenas concentrações urbanas próximas aos Fortes e fronteiras com as colônias para exploração do garimpo de ouro e extração de borracha. Estas atividades econômicas trouxeram um contingente populacional formado por nordestinos, bolivianos e paraguaios, que buscavam oportunidades na Vila de Cuiabá, no antigo Mato Grosso.
LOCALIZAÇÃO
O Pantanal ocupa parte do centro oeste brasileiro e se estende pela Argentina, Bolívia e Paraguai, onde recebe outras denominações. Dificilmente pode ser estabelecido um cálculo exato de suas dimensões, sabendo-se, porém, que a porção