Pantanal bioma
Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, o Pantanal é um dos maiores centros de reprodução da fauna da América, onde são encontrados representantes de quase toda a fauna brasileira. Segundo pesquisa realizada pela WWF, podemos encontrar no Pantanal 1,132 espécies de borboletas, 656 espécies de aves,122 espécies de mamíferos, 263 espécies de peixes e 93 espécies de répteis.
Este Bioma é o elo entre as duas maiores bacias da América do Sul: a bacia do Prata e a da Amazônia onde, exercendo a função de um corredor ecológico, permite a dispersão e a troca de espécies da fauna e flora entre essas bacias.
Segundo estudos realizados desde 1988, a planície alagada do Pantanal é resultado do soerguimento da placa tectônica onde está localizado o Brasil e da contribuição de pressão que a Cordilheira dos Andes exerce sobre a borda desta placa.
1. 1PANTANAL O Pantanal está situado dentro dos aproximadamente 500 mil km² da Bacia do Alto Paraguai. Essa planície muitas vezes vista somente como bioma brasileiro, 70% estão no Brasil, 20% na Bolívia e os outros 10% no Paraguai. Sua planície tem qualidades ambientais especificas por ser uma eco região, onde se encontra Cerrado, O Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e o Bosque seco. A presença de Distintos biomas, somadas ao variável regime de cheia e seca, confere a diversidade e a variedade das espécies. Uma das características marcantes do pantanal é seu regime de cheias e secas, determinado pela condição de extensa planície. Tem uma contribuição das diferentes regiões lagoas e baias, funcionam como reguladores de vazão acumulam água e amortecem a elevação do nível durante o crescimento e