Panorama - Papel e celulose
2.2.1 Panorama Mundial da Indústria de Papel e Celulose
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) o crescimento médio anual nos últimos 60 anos foi de 2,2% na produção mundial de celulose e 3,7% na produção mundial de papel.
O texto abaixo é uma análise com base em dados do RISI, apresentados na tabela 1, de 2012 e na tabela 2 e 3, de 2010.
Em 2012 a oferta mundial foi 166.641 mil toneladas de celulose e 399.985 mil toneladas de papel.
Os Estados Unidos são os maiores produtores e consumidores mundiais de celulose, produzindo 30,2% do total produzido no mundo, segundo análise da tabela 1, e ocupam a segunda posição dos maiores produtores mundiais de papel, perdendo apenas para a China com uma diferença de 28.125 mil toneladas de papel. A China, que além de ser a maior produtora de papéis e a maior consumidora, é a segunda maior produtora de celulose do mundo, perdendo para os EUA por 32.153 mil toneladas de celulose. O Canadá é o quarto maior consumidor e é o terceiro maior produtor de celulose, seguido pelo Brasil, Suécia, Finlândia, Japão, Rússia, Indonésia e Chile.
Tabela 1 - Maiores Produtores Mundiais de Celulose e Papel (2012)
Fonte: RISI
* Fonte: Bracelpa
O Japão é o terceiro maior consumidor de celulose e papel, além de ser o terceiro maior produtor de papel. A Alemanha é o quarto maior produtor e consumidor de papel, mas não está entre os dez principais produtores de celulose e é o sétimo maior consumidor desse produto. A Suécia é a quinta maior produtora de celulose e papel, e encontra-se na mesma posição no consumo de celulose. A Coréia do norte é a sexta maior produtora de papel, seguida pelo Canadá. A Finlândia é o sexto maior consumidor e produtor de celulose e é o oitavo maior produtor de papel, à frente do Brasil, que está em nono. A Indonésia é a nona maior produtora de celulose, além de ser a décima maior consumidora de celulose e produtora de