Panorama Histórico do Brasil
No século XV e XVI a procura de mercados e de novos territórios para realizar o comercio foi o mais importante fato da expansão marítima.
Outro fator fundamental para as grandes navegações foram o grande progresso cientifico. Em Portugal a crise do feudalismo incentivou a expansão marítima, nobres e burgueses uniram-se no expansionismo para os objetivos finais, os mercadores desejavam fazer o comercio enquanto os grandes senhores queriam terras.
A escravidão do Brasil se deu para solucionar a falta de mão de obra, a princípio os índios foram escravizados.
A escravidão negra deu-se pela necessidade de mão de obra, mas também por ser um dos mais lucrativos negócios do capitalismo.
O Brasil servia de colônia de exploração para Portugal, à atividade econômica brasileira organizou-se em função do mercado externo.
Depois do pau-brasil a produção de açúcar foi desenvolvida no sistema plantation, produção de alta escala de um só produto.
Entre os anos de 1707 e 1709 ocorre um conflito de grande proporção entre mineradores que terminou pela implantação da administração portuguesa na região dos meios conhecidos como Guerra dos Emboabas.
Guerra dos Mascates que ocorreu em 1710 e 1711 que aconteceu em Pernambuco foi uma rebelião nativista pela disputa de poder politico.
Dom João VI foi rei de Portugal e começou a governar a partir de 1972, as tropas de Napoleão caminhavam em direção á Portugal sendo assim o Brasil que era uma colônia de Portugal passou a ser a sede da monarquia portuguesa.
No dia de novembro de 1807 uma frota de quinze navios da esquadra real sai de Portugal e chega ao Brasil no dia 22 de janeiro de 1808, assim o Brasil passa de pais colônia a sede do governo português.
No dia 07 de março de 1821 Dom João VI anunciou sua partida do Brasil e através de um decreto atribuía a Dom Pedro a regência do Brasil.
Com o retorno da família real para a Europa Dom Pedro fica como príncipe regente do Brasil
A corte de Lisboa despacha o decreto