PANORAMA ECONOMICO
O trabalho tem como objetivo fazer uma analise da economia no período referente ao 1º semestre do ano de 2012 vis-à-vis o 1º semestre do ano de 2013, estes dados permitirão a uma perspectiva de análise futura. Utilizaremos para esta análise da conjuntura os seguintes indicadores econômicos IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo),Taxa de câmbio, Dívida Líquida do Setor Público, PIB, Produção Industrial, Balança Comercial.
Através dessas séries estatísticas elaboramos um panorama da economia brasileira e suas perspectivas frente a um ambiente global de conflitos nas economias e a alta das moedas estrangeiras. A partir dos indicadores de solvência e Liquidez será possível observar a perspectiva econômica relacionada com as indústrias, agricultura e o comércio. VARIAÇÃO ACUMULADA 2013/2012 (%)
Credito a pessoa física
8,4%(¹)
Inflação IPCA
6,4%(¹)
Produção Industrial
1,9%(²)
Vendas do Varejo
3,0% (²)
Receitas governo Federal
7,5%(²)
Despesas Governo Federal
12,9%(²)
Exportações -1,5%(³)
Importações
10,0%(³)
Taxa de Câmbio
12,0%(³)
Fonte: IBGE, Banco Central ,STN,MDIC/SECEX, IEGV/ACSP
(1) variação acumulada em 12 meses
(2) Variação Janeiro- Julho
(3) Variação Janeiro- Julho
Panorama econômico
A economia apresentava-se em 2012 com nível de desemprego mantido em patamar reduzido, com aumento da renda média graças ao aumento de salários superiores a inflação, desempenho produtivo das vendas do comércio varejistas ampliado no ano, desemprego baixo , baixo crescimento da produção industrial interna, redução acentuada na balança comercial, expectativa de crescimento superior ao alcance no ano anterior – 3,5% contra 2,7 % do ano anterior, manutenção das condições básicas da economia no referente a taxas de juros reduzidas, continuidade no incentivo ao consumo via redução tributária de determinados setores considerados estratégicos, taxa cambial favorecendo compras externas com entrada de produtos importados a preços reduzidos em